UM TIPO DE ARGAMASSA PARA CADA TIPO DE  PASTILHAS 
A Escolha da argamassa errada pode interferir no resultado final do seu produto.

Para a escolha da argamassa para pastilhas mais adequada no assentamento de peças, tanto para uma obra externa como interna, é necessário observar algumas características da peça, como a absorção de água. A argamassa para pastilhas é, geralmente, mais colante e tem uma melhor  aderência, podendo assentar e rejuntar pastilhas de vidro e porcelana.

A argamassa é um mistura de cimento, areia e água, e seu tipo será definido pelo consumo de água de cada um desses elementos, o que irá alterar a aderência ou a retenção.

Para um resultado satisfatório na instalação de placas de pastilhas em pisos, paredes, fachadas externas ou piscinas, existem alguns cuidados necessários. As pastilhas são feitas de materiais como vidro, cerâmica e porcelana. Essas são as três mais usadas, porém, já conseguimos encontrar no mercado, placas de pastilha em madeira e até mesmo de metal. 

As pastilhas de revestimento são muito utilizadas na construção civil e trazem  vantagens como durabilidade – em ambientes externas ou internos-, facilidade de instalação, manutenção e limpeza. Permitindo um acabamento mais sofisticado e a possibilidade de montagem de mosaicos e da utilização de diversas cores. Alguns tipos de argamassa para pastilhas podem oferecer riscos aos trabalhadores e ao cliente, caso seu manuseio não seja feito com equipamentos e ferramentas adequadas para esse tipo de trabalho.

Por isso, é fundamental que a empresa responsável pela mão de obra ou comercialização do material, garanta condições de segurança e informações claras sobre os procedimentos de uso. A recomendação serve tanto para os trabalhadores, quanto para os clientes que optam por fazer a aplicação das pastilhas.

Algumas pastilhas são mais fáceis de aplicar, outras necessitam de mão de obra especializada para isso.  Na aplicação de argamassa para pastilhas, os trabalhadores devem sempre utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Luvas, capacete e máscara, são alguns dos itens que irão protegê-los de qualquer exposição aos materiais químicos da composição desses produtos. As ferramentas para a fixação dessas placas, com argamassa para pastilha, também são parte importante para a instalação, e podem interferir no resultado final da obra.

Algumas necessidades e exigências na instalação de determinada pastilha, tais como, capacidade de absorção, resistência, variações de temperaturas, durabilidade e  textura, acabam por definir as características da argamassa para pastilha que será utilizada.  

TIPOS DE ARGAMASSA 

Os tipos de argamassa colante estão definidos em norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de acordo com sua finalidade.

  • AC-1: Recomendada em ambientes interiores, exceto em saunas e estufas.
  • AC-2: Para projetos externos, locais que exijam aderência e resistência a mudanças climáticas.
  • AC-3: Essa argamassa para pastilhas é mais resistente que todas e com alta aderência. Uso recomendando em fachadas e piscinas.
  • AC-3E: Argamassa indicada em todos os casos de insolação direta. Sua vantagem é o tempo de cura. 
 

ART GLASS REVESTIMENTOS – PASTILHAS, PAPEL DE PAREDE, ARGAMASSAS

Rua Oscar Freire, 2213 – Pinheiros – São Paulo-SP – CEP: 05409-011
11 3085-1057 / 11 98886-6970 
Email: contato@artglassrevestimentos.com.br
Atendimento
de Segunda a Sexta das 09:30 às 18:00hs
Sábados das 10:00 às 14:00hs
*atendemos fora de nosso expediente com horários agendados