PASTILHA DE MADEIRA PODEM TAMBÉM SER SUSTENTÁVEIS

Cresce o número de empresas que investem em alternativas sustentáveis

Para decorar ou redecorar seus ambientes, com detalhes em madeira e sem realizar grandes obras para isso, uma dica dos decoradores é a aplicação de pastilhas de madeira. As placas de pastilha de madeirapodem ser feitas de reciclagem, aproveitamento de resíduos ou madeira de reflorestamento. Um resultado que une sofisticação e sustentabilidade.

Um projeto de pesquisa desenvolvido há quase 20 anos, e apresentado em 2008 por pesquisadores da Fundação de Pesquisas Florestais do estado do Paraná, tem como objetivo diminuir os desperdícios de madeira, por meio de um processo de reusinagem, com máquinas desenvolvidas para utilizar resíduos na fabricação de pastilhas. Além da preocupação com a sustentabilidade, o projeto também investe em geração de empregos. O fato econômico também foi uma das vantagens apontadas pelo projeto que teria a capacidade de produzir até 1.660 m2 de pastilha de madeira de reciclagem, a partir de resíduos que seriam queimados. A normatização dessa prática, realizada pelo projeto, animou a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT ) e incentivou a reativação da comissão de estudo de Peças de Madeira Serrada da Associação. Agradou também aos arquitetos, construtores e fabricantes.  Hoje, temos várias iniciativas de empresas e poder público, em projetos de mesma natureza. 

As placas de pastilha de madeira são ótimas para paredes, pisos, áreas internas ou externas, porém é preciso ter cuidado com ambientes úmidos, como por exemplo, áreas de serviço e banheiros. Essas pastilhas estão disponíveis em tipos em madeira lisa, lascada, rústica, com mosaicos e outros diversos modelos.

O processo de limpeza da pastilha de madeira é simples, e pode ser feito utilizando pouca quantidade de água em um pano. A aplicação pode ser feita com cola especial, já que a colocação com argamassa pode fazer com que as peças se soltem com o passar do tempo. Embora, a colocação dessas peças possa ser feita pelo próprio consumidor, contratar profissionais com experiência é muito importante. Não observar aspectos, como o tipo de argamassa, cola ou rejunte para pastilha de madeira, recomendado pelo fabricante, pode ser decisivo no resultado final do revestimento.

O rejunte também é uma parte importante na instalação dessas peças. Para uma placa de pastilha ficar bem instalada, o rejunte deve estar bem colocado, evitando que poeira e umidade, se infiltrem nas peças provocando seu desgaste e descolamento. 

Pastilha de madeira é um material muito recomendado por sua durabilidade. Podem ser aplicadas em locais externos como decks, floreiras e até mesmo em móveis. 

 
Art Glass Revestimentos – Pastilhas, Papel de Parede, Argamassas.
Rua Oscar Freire, 2213 – Pinheiros
São Paulo-SP – CEP: 05409-011

11 3085-1057
11 98886-6970